Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/09/2013 às 19:20

TEIA de Santa Catarina

Escrito por: Redação
Fonte: Ministério da Cultura

16/9/2013

Começa nesta terça-feira (17), no Centro Integrado de Cultura de Florianópolis (CIC), o Pontos Catarina - II Fórum Catarinense de Pontos de Cultura. O encontro é um espaço de organização, gestão e confraternização dos Pontos de Cultura do estado, aberto à participação da sociedade civil.

Na programação acontece o fórum estadual dos Pontos de Cultura, instância de debate e organização política dos pontos. No II Fórum Catarinense dos Pontos de Cultura serão eleitos os delegados catarinenses para o IV Fórum Nacional dos Pontos de Cultura. Este ano o fórum terá também a atribuição de Conferência Livre, onde serão elaboradas propostas para a III Conferência Nacional de Cultura (III CNC).

O coordenador-geral de Programas e Projetos Culturais da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), Pedro Domingues, irá representar a secretária Márcia Rollemberg na cerimônia de abertura do Pontos Catarina. A coordenadora-geral de Cooperação, Articulação e Informação da SCDC/MinC, Antônia Rangel, participará das Mesas Cultura Viva em Santa Catarina: Balanço e Perspectivas, a ser realizada às 10h de terça-feira (17), e Debate Livre sobre Pontos de Cultura, às 10h de quarta-feira (18), onde irá falar sobre o redesenho do Programa Cultura Viva e sobre a TEIA da Diversidade, encontro nacional dos Pontos de Cultura, agendado para abril de 2014, em Natal (RN).

A programação do Pontos Catarina conta também com as já tradicionais apresentações artísticas dos Pontos de Cultura. No encontro deste ano haverá a apresentação do Quinteto de Metais da Base aérea de Florianópolis, a exibição do vídeo depoimento Uma Ilha se Olha 2, a apresentação do Boi de Mamão do Ponto de Cultura Arreda Boi e o show da Banda da Lapa do Ponto de Cultura Educação Musical Popular, entre outras atividades culturais.

O encontro é uma realização da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte; da Fundação Catarinense de Cultura; da Comissão Nacional e Estadual dos Pontos de Cultura e da SCDC/MinC, instituição pública gestora nacional do Programa Cultura Viva. Os secretários de Cultura do estado, Beto Martins, e do município, Luiz Ekke Moukarzel, além do representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Teotônio Roque, estarão presentes na Mesa de Abertura do evento, entre outras lideranças regionais ligadas aos Programas Cultura Viva e Brasil Plural.

Veja aqui a programação do Pontos Catarina.

(Texto: Patrícia Saldanha,SCDC/MinC)
(Foto: Divulgação TEIA SC)