Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

05/12/2013 às 11:02

TIM afunda na Bolsa após decisão do Cade

Escrito por: Redação
Fonte: Exame

Conselho determinou que Telefónica se desfaça da sua posição na TIM ou busque um sócio para compartilhar o controle da Vivo

São Paulo - As ações da TIM (TIMP3) lideravam as quedas no Ibovespa nesta manhã. A empresa era uma das poucas em queda ante alta do índice. Às 10:30 horas, a ação caía 3,17%, valendo 11,00 reais, ante alta de 0,83% do Ibovespa, a 50.630 pontos.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou ontem que a espanhola Telefónica se desfaça da sua posição direta ou indireta na TIM Participações ou busque um sócio para compartilhar o controle da Vivo.

Essa foi a condição imposta pelo Cade para aprovar a saída da Portugal Telecom do capital da Vivo, anunciada em 2010. A Vivo é controlada pela Telefónica, que também tem participação na Telecom Italia, controladora da TIM.

Os conselheiros do Cade identificaram potencial risco à concorrência."TIM e Vivo competem no mercado de telecomunicações brasileiro e, como resultado da operação, uma empresa que já tem participação minoritária na TIM passaria a controlar sozinha a Vivo", segundo comunicado do Cade.

O Cade também decidiu multar em 15 milhões de reais a Telefônica Brasil por causa do anúncio em setembro de que a controladora da operadora, a Telefónica, aumentaria sua participação na Telecom Italia. E a TIM recebeu uma multa de 1 milhão de reais por ter contratado serviços de uma consultoria que pertenceu à Telefônica Brasil.

Para acompanhar a Bovespa no seu celular, basta digitar: exame2.com.br/mobile/exame-na-bolsa