Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

23/08/2010 às 20:44

Totvs lança plataforma de aplicativos para TV digital

Escrito por: Redação
Fonte: Teletime

A Totvs anunciou sua plataforma de aplicativos para a TV digital interativa. A solução leva aos aparelhos equipados com o middleware ByYou (implantação do Ginga desenvolvida pela empresa) o conceito de widgets, que neste caso foram batizados de Stickers.

Como nos caso das app stores de telefonia celular, os usuários da plataforma StickerCenter poderão escolher aplicativos da Sticker Shop, e executá-los em suas TVs. Para isso, precisarão de uma TV com a plataforma embutida ou de um set-top box.

Por enquanto, nenhum fabricante fechou com a Totvs para a produção de televisores equipados com a plataforma. Em relação aos set-tops, o primeiro disponível no mercado é um modelo da Visiontec.

Os aplicativos são desenvolvidos por parceiros da Totvs, como bancos (Banco do Brasil), varejistas (Walmart, Extra) e empresas de mídia (Band, Climatempo, UOL), entre outros, mas podem também ser criados por desenvolvedores independentes, em linguagem NCL-LUA ou Java, e distribuídos na "loja" StickerShop.

Para o acesso a estes aplicativos, os set-tops devem estar conectados à banda larga. Para os set-tops ou TVs não conectados, a plataforma prevê também a distribuição de aplicativos de forma unidirecional pela rede dos broadcasters (TV aberta).

Neste caso, cada emissora terá seus parceiros de conteúdo, e o usuário poderá visualizar apenas os conteúdos ligados ao canal ao qual está sintonizado naquele momento.

O usuário poderá personalizar a sua caixa, como faz com os aplicativos de seu celular, adicionando ou eliminando os aplicativos que quer consultar.

Dependendo da conexão do usuário, a caixa poderia suportar um serviço de vídeo on-demand que venha a ser oferecido por algum dos parceiros, conta David Britto, diretor de estratégia e tecnologia da Totvs.