Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

23/08/2010 às 19:04

Totvs propõe modelo de negócio para interatividade na TV Digital

Escrito por: Cristina De Luca
Fonte: IDG Now!

Modelo se apropria do conceito de widgets da Broadband TV e das lojas de aplicativos dos celulares.

A Totvs apresentou hoje ao mercado sua proposta de modelo de negócio para a interatividade na TV Digital, baseada na solução StickerCenter, que roda sobre a implementação do middleware Ginga ByYou TV (antigo Astro TV, da TQTVD, recém incorporada pela empresa). O lançamento oficial do produto será esta semana, em São Paulo, durante a feira Broadcast and Cable 2010, maior evento de Televisão, Rádio e Engenharia de Telecomunicações da América Latina.

O StickerCenter se baseia no conceito dos widgets da Broadband TV (as TVs NetCast da LG e da Samsung com acesso ao YouTube, e aos portais Terra, UOL, etc) e das lojas de aplicativos de celulares e segue a mesma proposta. Permite às emissoras e seus parceiros comerciais (anunciantes ou afins) a criação de aplicativos interativos enviados pelo ar e armazenados nos conversores e televisores interativos, com modelo de navegação muito semelhante ao dos widgets do Broadband TV e interatividade full a partir do uso de qualquer canal de retorno. E, caso esses aparelhos estejam conectados à internet, via banda larga, a oferta de aplicativos a partir da loja StickerShop, com funcionamento semelhante às App Store e outras lojas de aplicativos para smartphones.

Uma vez instalados, os usuários poderão usar os stickers (aplicativos semelhantes aos widgets) a partir do StickerCenter, que, inicialmente, roda sobre o ByYou TV, mas com possibilidade de, no futuro, dependendo do interesse dos fabricantes de conversores e televisores digitais, rodar também sobre outras implementações do middleware Ginga, segundo David Britto, diretor de estratégia de tecnologia da Totvs.

As aplicações interativas enviadas hoje pelas emissoras rodam em conjunto com o StickerCenter, sem problemas, segundo Britto. No caso dos aplicativos desenvolvidos especialmente para o StickerCenter, enviados pelo ar pelas emissoras, são elas que definem a sequência de transmissão e de alocação dos ícones na tela., podendo, inclusive, ocultar a visualização em casos específicos. É a emissora que defini também se o aplicativo terá ou não o recurso de ser armazenado no receptor.

No caso dos aplicativos disponíveis na loja StickerShop, poderão ser gratuitos ou pagos e todos passarão pelo crivo técnico da Totvs. A exemplo do que acontece com a Apple e sua APP Store, os desenvolvedores serão integrantes da rede ByYouTV DevNet (antiga AstroDevNet). Todos os associados da AstroDevNet já são candidatas ao colocar aplicações na loja. A comercialização é definida a parte, com um acordo entre empresa desenvolvedora e a Totvs.

A intenção do lançamento, segundo o presidente da empresa, Laércio Cosentino, é abrir novas oportunidades de negócios, calcadas na interatividade, para desenvolvedores de aplicativos, emissoras de TV, agências de propaganda e marketing e para os fabricantes de equipamento. "Acreditamos que o mercado começa a amadurecer, e a medida que os negócios forem surgindo, se mostrará viável e,sobretudo, de fácil compreensão por parte do público em geral", explica Cosentino, ao revelar que é possível pensar, mais para frente, em adotar um modelo de remuneração para desenvolvedores de aplicativos para TV Digital muito semelhante ao praticado hoje pela Apple e pela Google.

Por enquanto, a divisão da receita com os aplicativos é dividida entre dois ou mais atores (Totvs, emissoras e desenvolvedores ou fabricantes), dependendo do tipo de aplicação.

"Sairão na frente as empresas que enxergarem o alto valor do apego do público brasileiro pela interatividade e pela combinação positiva do uso dessa ferramenta através da TV e celulares com TV", ressalta o presidente da Totvs.

Além de aplicações interativas de entretenimento, casada ou não com o conteúdo da programação das emissoras, o StickerCenter permitirá aplicações de governo eletrônico e, nas palavras do próprio Cosentino "poderá favorecer a inclusão digital".

Ao menos um fabricante de conversor já terá o seu produto com o StickerCenter pronto para lançamento também esta semana: a Visiontec. A Totvs já negocia estratégias de upgrade com outros fabricantes de televisores e conversores parceiros da TQTVD no uso do antigo middleware AstroTV, hoje ByYou TV. Britto evitou citar nomes, mas é sabido que o produto roda em televisores da LG e da Sony.

Entre as emissoras, a Band será a primeira a usar o StickerCenter. Já entre produtores de conteúdo estão os portais UOL e Climatempo e os supermercados WallMart e Extra. G1 e Banco do Brasil ainda avaliam características técnicas do produto.