Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

20/04/2017 às 19:35

TOTVS segura a liderança de ERP, mas SAP cresce nas PMEs

Escrito por: Ana Paula Lobo
Fonte: Convergência Digital

O mercado de gestão empresarial no Brasil segue tendo a TOTVS, empresa nacional, como a líder do segmento em uso com 35%, mas a empresa perdeu 1% em relação a 2016 e está vendo a SAP, que tem a sua maior base mundial nas grandes empresas no Brasil, crescer no segmento das pequenas e médias empresas, observa o professor Fernando Meirelles, da FGV, ao analisar o segmento na divulgação da 28ª Pesquisa Anual do Uso de TI nas Empresas, realizada nesta quarta-feira, 19/04. 
 
"Em nenhum lugar do mundo tem uma empresa local com mais de 1/3 do mercado como é o caso da TOTVS no Brasil. Isso é um feito significativo, mas, agora, quem vai comprar ERP são as pequenas e médias empresas e as grandes estão voltando suas atenções e estratégias para esse mercado que é onde a TOTVS tem uma liderança importante por conta das aquisições feitas ao longo dos anos como da Datasul, RM e, mais recentemente, da Bematech", acrescenta Meirelles.
 
O professor das FGV explica que a liderança da TOTVS não se baseia no faturamento, mas, sim, em uso de mercado. "Não temos como medir quanto é a licença, qual é custo de implantação, de manutenção o que é ERP, o que é BI. Nós perguntamos quantos funcionários, ou teclados, usam o ERP", detalha Meirelles. A Oracle se mantém na terceira posição com 15%. A Infor aparece com 5%. Os outros fornecedores, onde se encontram a Microsoft e a Senior, ficam com 14%. 
 
Na disputa TOTVS e SAP, a empresa brasileira com folga nas empresas com até 170 teclados - 50% contra 12% da SAP. Mas começa a perder frente nas empresas de maior porte. Nas empresas de 170 a 700 teclados, a diferença entre as rivais cai de forma significativa. A TOTVS aparece com 36% e a SAP com 27%. Nas grandes empresas brasileiras - que se transformaram no mercado principal da SAP no mundo - há a virada do jogo. A fornecedora alemã aparece com 51% e a TOTVS, com 22%.