Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

09/11/2015 às 16:19

Tribunal militar egípcio prende jornalista por investigar golpe de Estado frustrado

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Jornalista é acusado de publicar informações que atentam contra a paz social

O jornalista Hosam Bahgat está detido desde o último domingo (8/11) na justiça militar do Egito por ter publicado no mês passado uma reportagem investigativa sobre um frustrado golpe de Estado no país. Ele foi interrogado e ficará preso no mínimo por quatro dias enquanto ocorrem as investigações.
 
De acordo com El Mundo, Bahgat revelou o julgamento militar de 26 oficiais das Forças Armadas egípcias em agosto por tentativa de derrubar Abdelfatah al Sisi. Os soldados também foram acusados ??de colaboração com os líderes da Irmandade Muçulmana.
 
O jornalista está sendo ausado de publicar informações que atentam contra a paz social. A prisão de Hosam Bahgat gerou uma onda de denúncias. De acordo com a Anistia Internacional, a detenção do repórter é o "último prego do caixão da liberdade de expressão" no Egito.
 
"A prisão de um importante defensor da liberdade de expressão no Egito é um sinal claro da determinação das autoridades egípcias em continuar seu ataque feroz contra o jornalismo independente e da sociedade civil", acrescentou  Philip Luther, diretor da entidade no Oriente.