Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

09/02/2009 às 14:34

TV Digital: Como fica a situação na TV a cabo?

Escrito por: Redação
Fonte: A Gazeta

No caso dos assinantes da NET, não será preciso comprar um novo conversor

Quem tem TV paga também vai poder conferir parte da programação em alta definição. Os assinantes da NET, por exemplo, que quiserem assistir à programação digital da operadora, não vão precisar adquirir um set-top box.

"Para isso, basta aderir ao plano digital. Será instalado um decodificador pronto para receber o sinal digital. E o assinante vai poder assistir à programação da NET em alta definição, que corresponde ao canal Globosat HD", conta o gerente comercial da ESC 90 Telecomunicações, André Luiz Machado.

Também estão sendo feitos testes para novos canais que vão transmitir em alta definição, como o National Geografic e o HBO. Já os outros canais vão continuar transmitindo com imagem standard, mas com sinal digital para quem optar pelos novos pacote.

A interação, em seu estágio inicial também poderá ser acessada do decodificador digital que virá com o plano. "Além da programação da TV, com sinopses e fichas técnicas de programas e filmes, o assinante tem acesso a jogos e também emissoras de rádio, com informações sobre música, cantor e álbum", complementa o gerente técnico da ESC 90 Telecomunicações, Hugo Amaral Ramos.

Sob demanda
Para o futuro, está em fase de testes outras opções de interatividade, como o "video on demand", que é a possibilidade do assinante comprar uma determinada programação. Outra novidade que será implementada é poder programar para gravar determinada atração, apenas escolhendo pela grade de programação.

"Todas as gravações terão uma chave de criptografia, o que impede que o conteúdo seja transferido para outra mídia. Já o video on demand vai permitir ao assinante poder ver determinada programação do seu celular, no momento que quiser", complementa Amaral.

Novo receptor para receber sinal digital
Como a Sky já transmite o sinal digital standard, quem quiser receber o sinal digital em alta definição dos programas da TV aberta, terá que adquirir o receptor para TV digital aberta e a antena, e ter uma televisão preparada para transmitir HD. Mas a previsão é que, ainda no primeiro trimestre deste ano, a operadora faça o lançamento do seu decodificador de alta definição, o que vai dispensar a utilização de um segundo receptor. A empresa terá um pacote de programação específico em alta definição. A Sky também tem realizado experiências junto a operadoras de celulares, como a TIM, para a exibição de uma programação específica em dispositivos móveis.

Fique ligado
O canal das emissoras vai mudar? Para sintonizar o canal digital, o usuário digita o mesmo número do canal analógico atual no controle remoto do conversor digital ou da TV integrado

A TV digital vai funcionar para quem tem parabólica?Não, pois a forma de transmissão é diferente. Quem usa antena parabólica não terá acesso à nova forma de transmissão de alta definição, a não ser que o serviço contratado receba o sinal e repasse para o telespectador.

Antenas internas também são compatíveis? Caso a antena esteja em boas condições técnicas para receber os sinais em VHF (canais 2 a 13) e UHF (canais 14 ao 69), não precisará ser trocada. É possível que as antenas existentes tenham desempenho adequado apenas para recepções em VHF. Nesses casos, será necessário incorporar a antena de UHF para receber os sinais digitais