Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

29/12/2010 às 13:08

TV Digital fecha 2010 com queda no preço dos conversores

Escrito por: Andréa Xavier
Fonte: Ministério das Comunicações

Preço do aparelho hoje é 84% menor do que no lançamento do sinal digital

Brasília - O Brasil deve fechar o ano com um balanço de mais de seis milhões de aparelhos de TV produzidos já com o conversor digital integrado. A partir de 2011, o número deve ser ainda maior, já que todas as televisões com tela maior ou igual a 26 polegadas terão de chegar às lojas já adaptadas ao sinal digital. Em 2010, a obrigatoriedade valia para as TVs com tela maior ou igual a 32 polegadas.

Se a produção está em crescimento, os preços estão em queda. Em 2007, data das primeiras transmissões da TV Digital, o preço do conversor chegava a mais de R$ 1 mil. Hoje, o aparelho custa em média R$ 200 - 84% a menos. Isso significa que o valor de um conversor três anos atrás equivale, atualmente, ao preço de uma televisão já adaptada à nova tecnologia.

Na avaliação do Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, o cenário é positivo: “Foi uma evolução imensa em termos tanto de progresso na atualização da tecnologia dos televisores produzidos como também na redução de preço, e nós estimamos que, já em 2012, praticamente 100% dos televisores produzidos no Brasil serão televisores integrados com a capacidade de fazer a recepção digital”, afirma.

Hoje, o sinal digital está disponível para cerca de 90 milhões de pessoas, em 425 municípios espalhados por todos os estados do Brasil. A digitalização completa está prevista para 2016, quando deve ser desligado o sinal analógico.