Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

25/07/2012 às 14:38

TV Digital: sinal já chega a todos os estados brasileiros

Escrito por: Redação
Fonte: IDG Now

Com o início das transmissões no Acre e em Rondônia, todas as capitais brasileiras passaram a ter acesso à TV Digital

A partir desta semana, com o início das transmissões digitais da TV Acre e da TV Rondônia, afiliadas da Rede Globo em Rio Branco, no Acre, Porto Velho, em Rondônia, todas as capitais brasileiras passam a ter acesso à TV Digital. Significa, segundo o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), que 44.9 milhões de brasileiros residentes nas capitais, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já recebem o sinal digital de ao menos uma emissora de TV aberta.

Nos demais municípios, a população com acesso ao sinal da TV digital já chega a 43.041.964 habitantes. Alguns estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, já possuem mais de 70% de seus municípios atendidos pelo sinal digital de pelo menos uma emissora.

No Acre, a afiliada da Rede Globo será a primeira a iniciar as transmissões digitais, amanhã, 26/7. Na sexta-feira, 27/7, a TV Rondônia passará a transmitir oficialmente o sinal digital gratuito para Porto Velho, que já está coberta pelo sinal digital de outras três emissoras: a TV Candelária, afiliada da Rede Record, a Record News e a TV Rede Vida.

Na última segunda-feira, dia 23, a TV TEM, afiliada da Rede Globo, inaugurou suas transmissões digitais em Bauru (SP), no canal 26 UHF. O município já contava com o sinal digital da Rede Vida, o que contribui para o atual processo de interiorização do sinal digital no País.

Para receber o sinal digital gratuito nas cidades que já possuem essa tecnologia, basta ter um televisor com conversor embutido ou adquirir um conversor externo. Também é possível assistir à programação em deslocamento por meio de dispositivos móveis que possuam o selo DTV, como celulares, mini-TVs e receptores automotivos. Assim, mesmo fora de casa, o telespectador pode acompanhar seus programas de interesse ao longo do dia.

Semanas atrás, a Totvs e a PUC-Rio emitiram um comunicado conjunto informando já terem vendido 3 milhões de licenças do AstroTV, implementação do Ginga, o middleware de interatividade da TV digital, desenvolvida pela Totvs. O AstroTV, que integra o Ginga-NCL licenciado pela PUC-Rio, está embarcado em televisores da LG, Sony, Panasonic, Philips e Toshiba.