Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

10/02/2014 às 15:42

TV paga cresce 11,3%, com tendência de maior concentração

Escrito por: Redação
Fonte: Convergência Digital

Com a divulgação dos números de dezembro sobre o mercado de TV por assinatura, fica evidenciado a forte queda no ritmo de crescimento desse setor em 2013, depois de três anos de avanço a passos largos entre 2010 e 2012. No total foram 1,8 milhão de adições líquidas, contra 3,4 milhões no ano anterior. Alta de 11,3%.

O desempenho não trouxe mudanças nas posições dos líderes de mercado. A NET, com 9,6 milhões de assinantes (53,6%) e a Sky, com 5,3 milhões (29,81%) concentram 83% dos clientes da TV paga no país. Mas a julgar pelo ano passado, essa concentração pode ficar maior. 

É que dos 1,8 milhão de novos clientes, 1,1 milhão são da do grupo NET/Embratel, enquanto a Sky somou adições líquidas de 332 mil. Ou seja, os mexicanos conquistaram 6 em cada 10 novos clientes em 2013, com destaque para a própria NET e o bom desempenho da Claro TV. A Oi continua na terceira posição, chegando a 829 mil assinantes em um ano em que agregou 80 mil novos à sua base de clientes.

Já a GVT deixou a Telefônica para trás e assumiu a quarta posição em participação de mercado, com 678 mil assinantes. Se repetirem o ritmo em 2014, no entanto, a GVT pode galgar mais uma posição, visto que ao longo do ano passado ganhou três vezes mais clientes que a Oi, em um total de 252 mil.

Como mencionado, no entanto, o ritmo geral do mercado de TV paga mudou. Além de ter agregado praticamente a metade dos novos clientes do que em 2012, as adições líquidas também foram menores que 2011 e 2010, com 2,9 milhões e 2,2 milhões, respectivamente.