Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

03/06/2014 às 15:41

TVs querem 98% de cobertura digital antes do desligamento analógico

Escrito por: Redação
Fonte: Convergência Digital

Para além das preocupações com as interferências do 4G sobre a TV Digital, a radiodifusão levou à Anatel um pleito para que a cobertura seja garantida na escala já existente antes de que se pense no desligamento dos sinais analógicos. Na prática, querem que seja verificada a cobertura digital a 98% dos domicílios no cronograma do switch off.

"O desligamento dos canais analógicos só poderia ser feito após adesão de 95% a 98% dos domicílios à tecnologia digital", defendeu o diretor de engenharia da RPC TV - a Globo no Paraná - Ivan Miranda, ao participar de nova audiência pública da Anatel sobre o edital da faixa de 700 MHz.

Para aferir a adesão desses 95% a 98%, a proposta é que sejam realizadas pesquisas domiciliares "por entidade isenta". A ideia é que a cada etapa do cronograma de desligamento a adesão efetiva à TV Digital seja medida antes do switch off nos municípios. O detalhe é que o cronograma ainda não existe.

Miranda voltou a defender, ainda, que o edital amplie as previsões relacionadas à mitigação de interferências. Dessa forma, o pedido é para que a distribuição de filtros, como previsto, não seja restrita às famílias inscritas no Bolsa Família ou no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal.

"A distribuição de filtros à população deve se dar de forma indistinta, para que todas as residências disponham desse recurso nas áreas necessárias. É preciso lembrar que tem mais Bolsa Família no Nordeste, mas o foco inicial do LTE deve acontecer no Sul e no Sudeste", afirmou.

Outro ponto é que os filtros não sejam apenas entregues. "Insisto na importância não só da distribuição dos equipamentos de mitigação, mas de instalação na casa dos espectadores, sejam antenas, filtros, set top box. E isso deve constar como uma obrigação à EAD", afirmou, referindo-se à entidade a ser criada para administrar a transição, inclusive comprar e distribuir os equipamentos.