Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

01/12/2014 às 16:49

TVs terão um ano de contagem regressiva para avisar sobre TV Digital

Escrito por: Luís Osvaldo Grossmann
Fonte: Convergência Digital

Uma contagem regressiva deverá ser iniciada um ano antes do desligamento dos sinais analógicos de televisão. A regra está em uma Portaria do Ministério das Comunicações publicada nesta segunda, 1º/12, no Diário Oficial da União e determina os procedimentos para que as emissoras avisem os espectadores da mudança.

Deverá ser usada uma tarja preta na parte inferior da tela com a informação de que o canal analógico será desligado e em qual novo canal a programação no formato digital estará disponível, se for o caso. As televisões por assinatura também deverão seguir as instruções, no caso das transmissões de canais abertos.

Os avisos devem ser inseridos na programação das emissoras, não nos intervalos comerciais. Nos primeiros dois meses de mensagens, serão três avisos por dia. Do 9º ao 7º mês de antecedência, seis inserções. Do 6º ao 4º mês, nove inserções. No 3o, doze inserções e, nos dois últimos meses antes do desligamento, serão 15 inserções diárias – além de que ficará permanente a contagem regressiva na tela.

De acordo com o cronograma do governo, desligamento começa ainda em 2015, com um ‘piloto’ na cidade goiana de Rio Verde. Em 2016, o switch off dos sinais analógicos será feito em Brasília (3/4), São Paulo (15/5), Belo Horizonte (26/6), Goiânia (28/8) e Rio de Janeiro (27/11).

Em 2017 será a vez Curitiba-PR, Florianópolis-SC e Porto Alegre-RS (25/6); Salvador-BA, Fortaleza-CE e Recife-PE (30/7). No interior de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto (27/8), Vale do Paraíba e Santos (24/9), além de São José do Preto, Bauru e Presidente Prudente (26/11). No interior do Rio de Janeiro e em Vitória-ES, o desligamento será em 29/10.

O desligamento chega ao resto do país em 2018. Primeiro por Manaus-AM, Belém-PA e São Luís-MA em 01/7. Natal-RN, João Pessoa-PB, Maceió-AL, Aracaju-SE e Teresina-PI virão em seguida, em 29/7. Em Campo Grande-MS, Cuiabá-MT e Palmas-TO será em 26/8. A última etapa é em 25/11, quando o switch off alcança todas as demais capitais e cidades do país.