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Clipping

05/08/2016 às 14:56

Twitter olímpico: microblog investe em parcerias com veículos e influenciadores

Escrito por: Redação
Fonte: Comunique-se

Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Twitter preparou diversas iniciativas para usuários em todo o mundo. Entre os destaques, estão ações na cidade carioca, cobertura especial do Moments Brasil, o lançamento de mais de 200 emojis relacionados ao uso de hashtags específicas e uma série de parcerias de mídia.
 
“As ações do Twitter voltadas ao período dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro unirão fãs do mundo todo para acompanhar o que acontece com as equipes antes, durante e depois de os melhores atletas competirem pela vitória. O Twitter, o Vine e o Periscope oferecerão aos fãs informações dos bastidores, comentários, destaques e conversas ao longo dos jogos”, declara a CMO do Twitter, Leslie Berland.
 
Segundo comunicado, o espírito olímpico será espalhado também pelo Twitter, em todo o Rio de Janeiro. Para isso, a rede social projetará tweets de usuários do mundo inteiro em monumentos famosos da cidade, como os Arcos da Lapa.
 
Além disso, a empresa preparou ônibus de turismo personalizado, apelidado de Twitter Buzz, que circulará por pontos estratégicos da capital carioca exibindo, nas telas instaladas no lugar das janelas, Tweets e transmissões de Periscope. O veículo também oferecerá acesso a wi-fi grátis, com objetivo de facilitar a navegação dos usuários que estiverem por perto.
 
Momentos olímpicos
Desde terça-feira, 2, a aba especial Rio 2016 no Moments Brasil – ferramenta de curadoria do Twitter que busca as melhores publicações e assuntos mais relevantes todos os dias – está recebendo cobertura ao vivo dos principais jogos e eventos durante a Olimpíada. O conteúdo especial também está disponível na Austrália, Canadá, México, Reino Unido e Estados Unidos.
 
Os internautas de países como Alemanha, França e Japão poderão seguir e receber Tweets sobre os jogos na linha do tempo. Os fãs dos esportes também podem se atualizar sobre o que perderam a partir de Moments, onde serão destacados os resultados, contagem de medalhas e outras informações sobre o dia de competição.
 
Emojis
Para o período olímpico, a rede social preparou 207 emojis, para que os usuários possam compartilhar a paixão por seus times favoritos. Ao Tweetar a hashtag com as letras que formam o código do país – como, por exemplo, #BRA –, é possível visualizar o símbolo da respectiva bandeira, incluindo o time olímpico de refugiados (#ROT).
 
Os twitteiros também terão a oportunidade de visualizar ícones dos mais de 50 jogos olímpicos e modalidades na timeline. As hashtags que exibem os símbolos estarão disponíveis em inglês, francês, português e espanhol. Já as que trarão os emojis de esportes, assim como #Rio2016 e #Olympics, também estarão disponíveis em japonês, coreano e árabe. Será possível conferir todos no decorrer dos próximos dias.
 
Por meio do Twitter Amplify, fãs em locais como Austrália, Brasil, França, Alemanha, Japão, Estados Unidos, poderão ver destaques de vídeos de seus eventos favoritos ao longo dos Jogos. O Periscope e o Vine também aproximarão os internautas das competições.
 
No Periscope, será possível acessar canal com transmissões ao vivo relacionadas aos Jogos Olímpicos. Já no Vine, os conteúdos sobre o evento estarão disponíveis na seção “explorar”. Além disso, ao clicar duas vezes em uma publicação da conta @Olympics ou de diversos times, os usuários poderão visualizar chama Olímpica ao invés de um coração - como de costume em uma curtida.
 
Parcerias
A rede social também anunciou parcerias de mídia, como parte da estratégia para os Jogos Olímpicos. Emissoras como SporTV, Record e ESPN farão diversas ativações na plataforma no decorrer de todo o evento, incluindo alertas de disputa e conquista de medalhas, notificações sobre o início de competições e da participação de atletas específicos nas partidas, transmissões de bastidores via Periscope, enquetes e emojis especiais. Portais de notícias como Veja, G1, Uol, Estadão e Folha também participarão das integrações.
 
“Em mercado de mídia sofisticado como o que temos no mundo hoje, o segredo está em fazer com que os diversos meios trabalhem em conjunto. Todas as mídias devem se complementar para atrair a atenção do consumidor da melhor forma. Dentro desse contexto, o Twitter cumpre papel específico, único e claro: a conexão em tempo real com o que está acontecendo no momento. Essa vocação da plataforma fica ainda mais evidente quando estamos falando em esporte, especialmente em evento do porte das Olimpíadas, com tantas transmissões ao vivo. O engajamento é ainda maior”, afirma o diretor executivo de mídia da plataforma para a América Latina, Carlos Moreira.
 
A rede social também estará presente nos arredores das disputas olímpicas: grandes telas apresentarão Tweets do mundo todo em tempo real. Além disso, serão distribuídos painéis em áreas comuns frequentadas pelos atletas com mensagens de apoio e incentivo enviadas pelos fãs a partir do uso das hashtags  #EuSouTimeBrasil e #TimeBrasil. Essas mensagens poderão ser respondidas pelos atletas aos torcedores a partir da conta do @TimeBrasil.
 
Influenciadores
Influenciadores também participarão do papo olímpico. Entre eles está Gabriel Bohm (@Kamizeon), mais conhecido como Kami, um dos maiores jogadores de League of Legends (LoL). Ao lado de seu treinador, Gabriel Lucas (@GbrMiT), o digital influencer fará transmissões diárias ao vivo pelo Periscope, de 6 a 20 de agosto, sempre às 16h30. A dupla falará sobre a semelhança entre os e-sports e os esportes olímpicos.