Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

24/01/2013 às 23:53

UNE terá apoio do MinC para tornar forró Patrimônio Cultural da Humanidade

Escrito por: Redação
Fonte: Correio Braziliense Online

O Ministério da Cultura (MinC) apoiará a União Nacional dos Estudantes (UNE) para que o forró seja considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. “Vamos junto com vocês [estudantes] ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan] levar adiante o projeto”, disse nesta quinta-feira (24/1) a secretária executiva da pasta, Jeanine Pires, durante a 8ª Bienal de Arte e Cultura da UNE.

“Fiquei muito feliz quando o frevo, esse ritmo maravilhoso entrou, nesse rol das preciosidades que temos. O forró, com toda a sua raiz e significância, tem chance de se tornar patrimônio e representar o país no mundo”, disse Jeanine. A secretária convidou os estudantes a participarem ativamente da divulgação da cultura brasileira nos grande eventos que o país sediará: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Jeanine disse que o ministério tem como uma das prioridades a juventude e que a cultura nas universidades deve receber incentivos do MinC.

O presidente da UNE, Daniel Iliescu, disse que quando as atividades da bienal se encerrarem, a entidade se reunirá com o Iphan para encaminhar o pedido e vai acompanhar os trâmites junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O forró é o principal ritmo nativo do sertão nordestino. Popular em todo o Brasil, sua disseminação se deu por meio da imigração dos nordestinos para outras regiões do país. Como patrimônio imaterial da humanidade, o forró será protegido a fim de que permaneça vivo para as gerações futuras. O título é concedido pela Unesco. A lista de patrimônios culturais imateriais reúne, atualmente, 232 elementos de 86 países.