Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

23/01/2006 às 08:31

Universal libera discos fora de catálogo

Escrito por: Redação
Fonte: Tribuna da Imprensa

 Os internautas poderão baixar trabalhos fora de catálogo de artistas como Nirvana e Brigitte Bardot graças a uma iniciativa da gravadora Universal Music Group International. Com este projeto, apresentado em Londres, a gravadora deve divulgar a partir de fevereiro mais de 100 mil gravações que já não podem ser encontradas nos pontos de venda tradicionais.

No início, a Universal, do grupo francês Vivendi, colocará na internet uma primeira fornada de 3 mil gravações de artistas de Reino Unido, França e Alemanha.

O repertório abrange os últimos 40 anos de história da música einclui, por enquanto, também o famoso solista belga Jacques Brel e a britânica Marianne Faithful, entre outros muitos.

Segundo o vice-presidente do Departamento de Internet da gravadora, Barney Wragg, durante os próximos três ou quatro anos, deverão ser lançados "em torno de 10 milálbuns, que representam mais de 100 mil canções. Este projeto oferecerá um material, que em alguns casos, recupera a música gravada dos primeiros tempos".

Para Wragg, "esta iniciativa de `arqueologia digital' representa um firme compromisso de recuperar o passado e a chance de aproveitar as vantagens oferecidas pelas novas tecnologias em benefício dos artistas e de seus fãs".