Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

30/05/2017 às 18:51

Uso de 700 MHz para 4G está liberado em 74 cidades, sete capitais

Escrito por: Luís Osvaldo Grossmann
Fonte: Convergência Digital

O grupo de implantação da TV Digital, formado por emissoras, teles móveis, Anatel e governo, aprovou nesta terça, 30/5, a entrada em operação do sinal de banda larga móvel na faixa de 700 MHz em sete capitais, Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Natal (RN), Rio Branco (AC), Recife (PE), Maceió (AL), e em mais 67 cidades.
 
A liberação faz parte da transição em curso, de desligamento gradual dos sinais analógicos de TV, que em diversas regiões no país faz uso da faixa de radiofrequência de 700 MHz. Aos poucos esse naco do espectro que deixa de ser usado para transmitir TV e passa a transmitir pacotes de dados para smartphones. 
 
Segundo a Anatel, o uso efetivo da faixa no 4G ainda espera, pelo menos, 30 dias. Até lá, no que chama de “mitigação preventiva de interferências”, haverá informações à população sobre como proceder no caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta. 
 
Em Recife e Maceió o prazo pode ser ainda maior. A Anatel alega que “há  ainda a necessidade alteração de canais de radiodifusão para o início do processo de mitigação. Nas demais cidades, o  período de mitigação preventiva já pode ser iniciado”.
 
Diz a Anatel que “até o momento não foi confirmada nenhuma interferência da banda larga móvel operando na faixa de 700 MHz na TV aberta nos municípios onde já ocorre a convivência dos serviços”. Caso aconteça, as pessoas devem procurar o site da TV Perfeita [aka EAD ou Seja Digital] “que atuará em caso de possíveis interferências de sinal”.