Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

28/03/2017 às 17:00

Usuários processam Microsoft em US$ 5 milhões por causa de Windows 10

Escrito por: Luís Osvaldo Grossmann
Fonte: Convergência Digital

Uma nova ação coletiva nos Estados Unidos pede mais de US$ 5 milhões de indenização da Microsoft por problemas causados pela atualização do sistema operacional Windows para a versão 10. No processo, que representa mais de uma centena de usuários, mas pode valer para todos usuários com o novo sistema, a alegação é de que o marketing agressivo da Microsoft chegou a fazer o upgrade sem autorização, e lista problemas que vão da perda de dados até a inutilização de discos rígidos de memória. 
 
A principal acusação contra a empresa é de negligência. “A ré falhou em exercer cuidados necessários no design, formulação e manufatura da atualização para Windows 10. Como resultado da falha de exercer o devido cuidado, a ré distribuiu um sistema operacional que causou perda de dados ou dano ao hardware”, alega o processo. 
 
Na ação, também é posto que ao fazer a atualização para o novo sistema operacional, a instalação não avalia a capacidade dos hard drives de suportarem a mudança ou mesmo se um programa de terceiro será compatível com o Windows 10. Nessa linha, o processo cita perdas de vários dos autores, que vão desde a perda de informações, a necessidade de contratar reparos no sistema, por vezes sem sucesso, e até a necessidade dos usuários de adquirirem novos equipamentos. Também há casos em que o upgrade foi realizado apesar do usuário responder ‘não’ às ofertas de atualização. 
 
Segundo o site americano courthousenews.com, a resposta da Microsoft foi de que “os consumidores tinham a opção de não atualizar” o sistema operacional e que “se um cliente que atualizou durante o primeiro ano precisou de ajuda com a experiência de upgrade, foram dadas numerosas opções, inclusive suporte gratuito e 31 dias de prazo para desistência e retorno ao sistema operacional anterior. As alegações não devem ser conhecidas”.
 
* Com informações do courthousenews.com