Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

09/12/2015 às 14:45

'Vamos continuar publicando', diz jornal iraniano após tentativa de censura

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

O jornal Ettelaat, do Irã, publicou um editorial nesta quarta-feira (9/12) no qual expõe críticas ao governo do país por conta da proibição à publicação do nome ou de imagens do ex-presidente Mohammad Khatami em qualquer veículo de comunicação iraniano. 
 
Em editorial, o jornal Ettelaat critica o governo do país por não poder citar o nome do ex-presidente
De acordo com o The Guardian, o artigo, publicado pelo editor-chefe do jornal, Seyed Mahmoud Doaei, ressalta que a proibição "desfavorece a constituição iraniana, que proíbe a censura". Como protesto, o texto citou algumas vezes o nome do ex-presidente e ainda estampou sua imagem na edição desta quarta-feira. 
 
"O promotor Teerã realizou uma reunião com gestores e editores do Ettelaat, incluindo eu mesmo, e exigiu que não publicássemos artigos ou imagens relacionadas à Hojatoleslam [um título honorífico islâmico] Khatami. Disse a ele que esta decisão é arbitrária, que não existem leis sobre isso e que Ettelaat não aceitaria a ordem", escreveu. 
 
No texto, o jornalista do Ettelaat ainda pediu ao presidente do país, Hassan Rohani, "a intervir e defender a mídia de uma possível ameaça à liberdade de imprensa imposta pelo judiciário 'linha-dura' do país". "Mesmo com as ameaças, vamos prosseguir publicando informações que sejam consideradas proibidas", concluiu.