Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

03/11/2015 às 13:13

Vaticano ordena detenção de prelado espanhol por vazar documentos à imprensa

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Prelado e consultora teriam passado dados do Vaticano para a imprensa

O Vaticano anunciou na última segunda-feira (2/11) a prisão do prelado espanhol Lucio Anjo Vallejo Balda, secretário da Prefeitura para os Assuntos Econômicos,  por "roubo e divulgação de notícias e documentos confidenciais".
 
Segundo a AFP, também foi presa e, pouco depois libertada, Francesca Chaouqui, consultora para a reforma econômica e organizacional da Santa Sé, no âmbito de uma investigação da Gendarmaria do Vaticano.
 
As autoridades apuram um roubo de dados no computador do controlador-geral das finanças do Vaticano, o italiano Libero Milone, em seu escritório localizado perto da Praça de São Pedro. Nomeado pelo Papa em 5 de junho para a Reforma das Finanças, ele é responsável pela auditoria das contas de todas as administrações do Estado.
 
A divulgação de dados relembra o vazamento de arquivos confidenciais denominado "Vatileaks", que marcou o fim do pontificado de Bento XVI, em 2012. A publicação dos documentos foi feita pelo jornalista Gianluigi Nuzzi. 
 
Dois livros que devem ser publicados em breve pelos jornalistas Emiliano Fittipaldi, do L'Espresso, e Gianluigi Nuzzi, do canal Mediaset, prometem revelações sobre os assuntos financeiros da Santa Sé.