Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

16/11/2015 às 15:40

Veículos usam imagem manipulada e apontam jornalista como autor de ataques

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Jornal acreditou que foto manipulada de jornalista era a de terrorista

O jornalista canadense Veerender Jubbal, membro da comunidade hindu, descobriu no último sábado (14/11) que uma versão manipulada de sua selfie circulava nas redes sociais como se fosse a imagem de um terrorista envolvido na tragédia em Paris, informou o El Diário.
 
Um dos maiores jornais da Espanha, o La Razón, pediu desculpas publicamente depois de ter divulgado a fotografia do profissional, identificando-o como um dos responsáveis pelos ataques na capital francesa.
 
Na versão original da imagem, Jubbal aparecia com um iPad na mão, aparentemente dentro de um banheiro. Na foto manipulada, o aparelho foi substituído pelo Corão e um colete de explosivos foi colocado na camisa dele.Além do La Razón, outras publicações, como a Antena 3, divulgaram a fotografia. Ainda não se sabe quem a modificou e o motivo, embora exista a suspeita de uma relação com as críticas que o jornalista tem feito ao movimento #Gamergate - uma nova polêmica relacionada à indústria dos videojogos.
 
Jubbal, que se define como escritor freelancer, crítico de jogos e consultor no Twitter, chegou a receber diversas críticas pelas posições que defende sobre essa indústria.