Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

23/01/2006 às 08:31

Vendas de música pela internet ultrapassam US$ 1 bilhão em 2005

Escrito por: Redação
Fonte: Revista Exame

As vendas de músicas digitais legalmente baixadas da internet somaram 1,1 bilhão de dólares no ano passado. A cifra representa praticamente o triplo dos 380 milhões registrados em 2004. O negócio foi impulsionado por três fatores: a maior demanda por toques de celular, a difusão dos tocadores de música digital, e a expansão das lojas virtuais legalizadas.

De acordo com a International Federation of Phonographic Industry (IFPI), que representa mundialmente a indústria fonográfica, os consumidores realizaram 420 milhões de downloads legais em 2005. O volume é 20 vezes maior que o verificado há dois anos. O mercado de músicas digitais já representa 6% do total das receitas das gravadoras. Há dois anos, segundo o IFPI, a participação era praticamente nula.

A federação destaca também a explosão do mercado de ringtones. O ano passado foi praticamente o primeiroem que a música digital se popularizou mundialmente como alternativa para os toques de celular. Apesar do pouco tempo, esse negócio representou 40% de toda a receita de vendas de músicas digitais.