Receba no seu e-mail

Voltar

E-Fórum / Notícias

28/08/2019 às 11:44

Integrantes do FNDC acertam detalhes do 4ENDC no Maranhão

Escrito por: Redação do FNDC

Coordenação Executiva se reuniu com representantes do governo estadual, universidades e movimentos sociais em São Luís. Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação será em outubro

Integrantes da Coordenação Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) estão em São Luís, (MA), essa semana, para uma série de reuniões preparatórias ao 4º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (4ENDC), que será realizado na cidade entre os dias 17 e 20 de outubro. 
 
O evento é organizado a cada dois anos FNDC e reúne ativistas, militantes, pesquisadores/as e trabalhadores/as para debater os principais temas da área de comunicações, dessa vez com ênfase em liberdade de expressão e democracia.
 
Participam das atividades em São Luís a coordenadora-geral do Fórum, Renata Mielli, a secretária-geral Ana Cláudia Mielke e os coordenadores de formação, Geremias dos Santos, e de comunicação, Admirson Ferro (Greg). Eles representam, respectivamente, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) e a Central Única dos Trabalhadores, que são as entidades que dirigem o Fórum na gestão 2018-2020. 
 
Reuniões
 
Na primeira de uma série de encontros que começou na última segunda-feira (26), os representantes do FNDC se reuniram com o secretário de Articulação Política e Comunicação do governo estadual do Maranhão, Rodrigo Lago. Foram debatidas informações sobre a programação do evento, que está em construção, bem como os preparativos logísticos do Encontro, que reunirá pessoas de todas as regiões do país, além de especialistas convidados, do Brasil e do exterior. O governo do estado é parceiro do FNDC na realização do evento, que deve se envolver no apoio das atividades. 
 
No mesmo dia, foi a vez de um visita à Faculdade de Comunicação e Publicidade da Universidade Estádio de Sá. Além de apresentar o encontro, os integrantes da Executiva do Fórum debateram a possibilidade da instituição sediar o 4ENDC. As negociações seguem em andamento e uma definição deve ser anunciada ainda essa semana. 
 
Ainda na segunda-feira, uma reunião com representantes sindicais da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Maranhão discutiu mobilização para o evento. O mesmo tema foi tratado em outra reunião, dessa vez com representantes de rádios comunitárias e ativistas pela comunicação maranheses. 
 
"Nossa vinda a São Luís foi um importante momento para construirmos as pontes com os atores locais, especialmente os movimentos sociais. Conseguimos formar uma comissão local que vai ajudar bastante na mobilização e articulação política. Este 4ENDC promete ser um grande encontro-ato em defesa da liberdade de expressão e da democracia", afirma Ana Claudia Mielke, secretária-geral do FNDC e integrante da comitiva que viajou à capital maranhense para definir detalhes do Encontro. 
 
Entrevista e debates
 
Já na terça-feira (27), a agenda do FNDC em São Luís incluiu a participação de Renata Mielli e Ana Cláudia Mielke em programa da rádio comunitária Tambor, em que debateram os desafios da democratização da comunicação em tempos de cerceamento à liberdade de expressão. Renata Mielli também concedeu entrevista à Rádio Timbira. 
 
À tarde, mais reuniões, incluindo uma agenda na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e encontro com lideranças políticas do campo progressita. À noite, um debate sobre liberdade de expressão foi realizado, com a participação dos integrantes do FNDC, no Armazém do Campo, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O Armazém do Campo é uma iniciativa do MST para vender produtos orgânicos e sem agrotóxicos com produção originada de assentamentos da reforma agrária. 
 
Nesta quarta-feira (28), uma nova rodada de entrevistas, dessa vez com Adrmirson Ferro (Greg), integrante da Secretaria de Comunicação da CUT e da Executiva do FNDC, e Geremias do Santos, que é coordenador nacional da Abraço e também integra a atual direção do Fórum. Eles vão falar sobre so desafios da comunicação no âmbito dos movimentos sociais e também um balanço do setor de rádios comunitárias no país. 
 
O FNDC anunciará nos próximos dias mais detalhes sobre a programação do 4ENDC, incluindo divulgação do local das atividades, em São Luís. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas diretamente no portal oficial do evento: www.doity.com.br/4endc. 
 
Em tempos de graves ataques à liberdade de expressão, o 4ENDC será um momento privilegiado de debate, formação e construção de resistências!
 
#4ENDC #FNDC #DireitoàComunicação #LiberdadedeExpressão