Voltar

E-Fórum / Notícias

02/06/2023 às 17:42

FNDC entrega ao governo Lula sugestões para fortalecer mídia independente

Escrito por: Redação do FNDC/Foto: Feijão Almeida/GovBA

Documento foi entregue ao ministro Paulo Pimenta, durante seminário Realizado pelo Barão de Itararé em Salvador-BA, nos dias 1º e 2 de junho

A secretária de Finanças do FNDC, Ivanilda Souza de Brito, entregou ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, ofício pleiteando ações de fortalecimento da mídia independente. As ações propostas constam do Plano de Ação aprovado na 24ª Plenária Nacional do FNDC, realizada em março deste ano.
 
A principal reivindicação é a descentralização das verbas publicitárias, nas três esferas do Estado, incorporando percentuais destinados à comunicação alternativa, comunitária e popular, entre outros.
 
O documento foi entregue nesta quinta-feira (1º/6), quando o ministro participou do Seminário "Os desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia". O evento, realizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé aconteceu na Salvador-BA nesta quinta e sexta-feira. 
 
Regulação das plataformas
 
O ministro participou da mesa de abertura, coordenada por Ivanilda Brito, e falou sobre regulação das plataformas e democratização da comunicação. “Hoje, qualquer país do mundo discute projetos de regulação para as plataformas, que chegam a dominar 90% das buscas no mundo, coletando quase todas as informações sobre nós. É uma questão de proteção. Quando esse debate é travado na Europa, ninguém chama de censura. O Brasil não pode ser o país onde impera a vontade das plataformas. Regulá-las é defender a democracia”, afirmou.
 
Também participaram da mesa o professor Laurindo Leal Filho (professor aposentado da Universidade de São Paulo) e os jornalistas Leandro Fortes e Cynara Menezes. (Com informações do Barão de Itararé)
 
Leia mais sobre o seminário
 
- Com Paulo Pimenta, debatedores discutem regulação das plataformas e democratização da comunicação 
 
- 'Mídia privada ataca Comunicação Pública por questão ideológica', diz Hélio Doyle
 
- Regulação não é cruzada contra plataformas, mas remédio contra ambiente digital insalubre
 
- Jerônimo Rodrigues: 'Fortalecer comunicação e combater desinformação tem de ser missão dos governos'