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TVT traz reportagem sobre as propostas do FNDC para a comunicação nos municípios

Propostas contemplam mais de 70 medidas centradas no interesse público que podem ser adotadas pelas prefeituras para o setor da comunicação 

A plataforma eleitoral do FNDC contendo propostas para a comunicação em âmbito municipal foi tema da reportagem da TVT. Mais do que um documento, as mais de 70 propostas elaboradas pela entidade são um instrumento de mobilização do movimento pela democratização da comunicação durante as eleições municipais. Até o momento, a plataforma havia sido entregue a dois candidatos a prefeito: Lúdio Cabral, de Cuiabá-MT, e Evando Leitão, de Fortaleza-CE.

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No geral, as propostas do FNDC para as administrações municipais têm o objetivo de provocar as prefeituras a adotarem políticas públicas de promoção da comunicação de interesse público. A reportagem da TVT destacou as propostas de combate à desinformação, que sugerem às administrações municipais eleitas o desenvolvimento de programas de educação midiática nas escolas, movimentos populares e associações de moradores; e campanhas de conscientização sobre as “fake news”.

O programa entrevistou o coordenador-geral do FNDC, Admirson Ferro Júnior, o secretário de Formação, Geremias dos Santos, e a diretora de comunicação, Rita Casaro. Greg ressaltou que o objetivo do FNDC é direcionar o setor da comunicação para o interesse público, “dentro de valores democráticos”. Geremias dos Santos destacou a necessidade de ampliação da comunicação comunitária como instrumento de formação, visando, inclusive, o combate à desinformação. “Vivemos expostos a informação de todo tipo nas redes sociais, então a educação midiática se faz ainda mais necessária”.

A mobilização do FNDC durante campanhas eleitorais não é uma iniciativa nova. Em todas as eleições, a entidade se mobiliza para obter dos candidatos a prefeito, governador e presidente da República o compromisso de adotar políticas públicas para o setor da comunicação que dialoguem com o interesse público e possam contrapor o hegemonismo das grandes redes comerciais de rádio e TV, e, nos últimos, o estabelecimento de regulação para as plataformas digitais.

Assista à reportagem na íntegra