Encontro debateu conjuntura atual da luta pela democratização da comunicação, discutiu o Plano de Ação 2025-2027, elegeu representantes à Plenária Nacional e definiu coordenação local para ampliar ações no próximo período
O Comitê São Paulo (Frentex-SP) do FNDC realizou sua Plenária Regional no sábado (30/08), na sede do Sindicato dos Jornalistas, na capital paulista.
Dando a largada ao debate, o pesquisador e integrante do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Ergon Cugler, falou sobre a absurda influência das big techs em todo o globo. Segundo ele, essas companhias, que hoje são a face do grande capital, detêm enormes poderes político, econômico, cognitivo, burocrático e militar. Diante disso, alerta, é crucial estabelecer regras democráticas para controlá-las e garantir investimentos públicos voltados à soberania digital brasileira.
A fala serviu de base para a discussão sobre o sobre o Plano de Ação proposto para o FNDC no período 2025-2027, que traz como prioridade a regulação das plataformas digitais e da inteligência artificial, entre muitas outras demandas na agenda da comunicação, que inclui questões como o combate à concentração da mídia hegemônica, o fortalecimento dos veículos independentes e do sistema de comunicação pública.
Diante de tantos desafios, mereceu destaque nos trabalhos a necessidade e a urgência em se fortalecer os comitês regionais do FNDC como forma de envolver as entidades na luta pela democratização da comunicação e dar capilaridade às ações do FNDC.
Com essa preocupação em mente, foi escolhido um núcleo de coordenação da Frentex-SP, que se encarregará de propor iniciativas sobre o tema, a serem realizadas em parceria com as organizações da sociedade civil.
Com a presença de 15 entidades estaduais, foram eleitos(as) quatro delegados(as) para participar da Plenária Nacional, que acontece no próximo dia 10, em Fortaleza (CE), logo após o 5º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC).






