Home Notícias FNDC será ativo na relação com Conselho de Comunicação Social do Congresso...

FNDC será ativo na relação com Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Após quase oito meses sem funcionar, o CCS teve instalada sua sétima diretoria nesta segunda (9/2)

Nos próximos dias, a Coordenação Executiva do FNDC solicitará audiência com membros do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS) para apresentar sua pauta. Instalado nesta segunda-feira (9/2), depois de quase oito meses sem funcionar, o CCS tem entre suas atribuições a produção de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações que lhe forem encaminhadas pelo Congresso Nacional a respeito do tema da comunicação social no Brasil.

A relações públicas e presidenta executiva do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, foi eleita presidenta do CCS para o biênio 2026-2028. A vice-presidência é da advogada Ângela Cignachi, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade).

Composto por 13 membros titulares e 13 suplentes, o CCS representa diversos segmentos da sociedade, como empresas de rádio, televisão, imprensa escrita, engenheiros e cientistas da comunicação, profissionais de cinema e representantes dos trabalhadores e da sociedade civil. O mandato de conselheiro é de dois anos, sendo permitida uma recondução.

Katia Marko, coordenadora-geral do FNDC, destaca a importância do CCS como mais uma instância à qual a sociedade civil organizada pode recorrer para garantir avanços no direito à comunicação. “É uma instância qualificada e democrática que tem, inclusive, a atribuição de dar pareceres sobre temas relacionados à comunicação social aos deputados e senadores. Por isso, é fundamental que as organizações do movimento pela democratização da comunicação acompanhem suas atividades e levem suas pautas”, afirma.

Katia lembra que a própria existência do CCS é uma conquista da sociedade civil organizada em torno da democratização da comunicação durante a Assembleia Constituinte. De fato, o CCS é a primeira experiência em que a sociedade civil tem a possibilidade de participar formalmente, no âmbito do poder legislativo, das discussões sobre as políticas para o setor da comunicação no país.

Veja a composição do CSS para o mandato 2026-2028

CCS

Titulares

Suplentes

Empresas de rádio

Flávio Lara Resende

Guliver Augusto Leão

Empresas de TV

Samir Nobre Maia

Fernando Justus Fischer

Imprensa escrita

Rafael Menin Soriano

Júlio César Vinha

Comunicação Social

Valderez Donzelli

Olímpio José Franco

Jornalistas

Samira de Castro

Paulo Zocchi

Radialistas

Fernando Cabral

Ricardo Ortiz

Artistas

Ana Flávia Cabral

Débora Duboc

Cinema e vídeo

Caio Loures

Sonia Santana

Sociedade civil

Rita Freire

Ramênia Vieira

Sociedade civil

Patrícia Blanco (presidente)

Zilda Martins Barbosa

Sociedade civil

Carlos Magno

Carla Egydio

Sociedade civil

Angela Cignachi (vice-presidente)

Daniel Queiroz

Sociedade civil

Marcus Augustus Martins

Camila Leite Contri

Com informações da Agência Senado