Home Comunicação Pública Participação social na EBC: conheça os candidatos do FNDC

Participação social na EBC: conheça os candidatos do FNDC

A imagem mostra, ao fundo, a fachada do edifício Venâncio Shopping, onde fica localizada a sede da Empresa Brasil de Comunicação, a EBC. Do lado esquerdo, em primeiro plano, uma placa vertical instalada na calçada com o logotipo da EBC sobre um fundo azul escuro. O logotipo é verde claro sobre um fundo azul escuro. Abaixo do logotipo, está escrito em letras brancas Agência Brasil, Rádio MEC, Radio Nacional e TV Brasil. Na legenda da foto, está o crédito do fotógrafo: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O FNDC é uma das entidades habilitadas a participar do processo eleitoral dos comitês que visam a restaurar a participação social na comunicação pública. Você pode votar até o dia 28 de novembro

A eleição dos membros dos Comitês de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi) e de Participação Social (Comep), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), está aberta a partir desta quinta-feira 21/11. Até o dia 28 de novembro, qualquer cidadão registrado no Gov.br pode votar. O FNDC, que é uma das entidades habilitadas a participar do processo indicando candidatos, sugere o voto em Isaias Dias e Karem Resende para o Cpadi, e Pedro Rafael Vilela e Ivana Cláudia Leal de Sousa para o Comep.

Junto com a Ouvidoria e a Assessoria de Participação Social e Diversidade, Cpadi e Comep constituem o Sistema Nacional de Participação Social (Sinpas), uma conquista dos movimentos sociais que defendem a comunicação pública nos parâmetros estabelecidos pela Constituição Federal. O Sinpas registrou 54 candidaturas, sendo 22 candidatos inscritos para o Cpadi e 32 para o Comep. O FNDC está habilitado nos segmentos “entidades da sociedade civil de defesa do direito à comunicação” e pessoa com deficiência (PCD).

Comep

A finalidade do Comep é promover a participação da sociedade civil no acompanhamento da aplicação dos princípios do sistema público de radiodifusão, observada a pluralidade da sociedade brasileira, conforme Decreto nº 12.005, de 23 de abril de 2024. Esse comitê será formado por 11 membros e 11 suplentes, que representarão 11 segmentos: 1) emissoras públicas de rádio e televisão; 2) cursos superiores de Comunicação Social; 3) setor audiovisual independente; 4) veículos legislativos de comunicação; 5) comunidade cultural; 6) comunidade científica e tecnológica; 7) entidades de defesa dos direitos das crianças e adolescentes; 8) entidades de defesa dos direitos humanos e das minorias; 9) entidades da sociedade civil de defesa do direito à Comunicação; 10) cursos superiores de Educação e 11) um empregado da EBC).

Cpadi

Entre as funções do Cpadi está o acompanhamento das diretrizes da programação veiculada pelas emissoras de comunicação pública operadas pela EBC no que tange à participação social, diversidade social, cultural, regional e étnica. O comitê observará a pluralidade de ideias na abordagem dos fatos, na perspectiva da observância dos princípios de promoção da cultura nacional, pluralidade de fontes de conteúdo, estímulo à produção regional e à produção independente, além de suas finalidades educativas, artísticas, cultural, científica, informativa e promotora da cidadania.

O Cpadi será composto por 27 membros e 27 suplentes, sendo 11 da sociedade civil (um deles de entidade sindical de jornalistas), 11 membros do Comep e mais cinco representantes de emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), sendo um de cada região do país. Ainda segundo a Portaria-Presidente n° 459, de 8/10/24, a composição deve ser de no mínimo, 40% de mulheres, 40% de representações negras ou indígenas, uma pessoa com deficiência, um representante LGBTQUIA+, um representante de trabalhadores e um representante de cada macrorregião.

Nossas candidaturas ao Comep

Acesse o site ou aplicativo Gov.br e faça seu login. Agora, clique aqui para votar nos candidatos abaixo.

A imagem é uma foto de Pedro Rafael Vilela. Ele tem cabelo encaracolado e usa óculos redondosPedro Rafael Viela (TITULAR)

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2009), mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB, 2016). É repórter da Agência Brasil, veículo da EBC, onde trabalha como concursado desde 2014.

Integra o DiraCom – Direito à Comunicação e Democracia, entidade que atua em defesa do direito à comunicação. É coordenador-geral do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal e estudante de graduação em Ciências Sociais na UnB. Foi secretário-executivo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) por 8 anos (2014 a 2022).

A imagem mostra a foto de Ivana, uma mulher negra sorridente, com cabelo curto e encaracolado, usando um vestido com estampa colorida. Ivana Cláudia Leal de Souza (SUPLENTE)

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo e Radialismo pela Universidade Federal de Goiás, além de estar cursando Direito na PUC Goiás. Mulher negra, jornalista, militante do Movimento Negro  e de Movimento de Mulheres Negras.

É Coordenadora Nacional da Mulher do Movimento Negro Unificado (MNU). É também diretora Centro de Referência Negra Lélia Gonzalez e Integrante do Comitê Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50 em 2030 – ONU Mulheres.  Integrou a delegação brasileira na III Conferência Mundial Contra o Racismo da ONU, reforçando sua contribuição na luta antirracista em âmbito nacional e internacional.

_______________________________________

Nossas candidaturas ao Cpadi

Acesse o site ou aplicativo Gov.br e faça seu login. Agora, clique aqui para votar nos candidatos abaixo.

A imagem mostra a foto de Isaias Dias, que está sentado em uma cadeira de rodas motorizada, usando uma camiseta preta e tênis vermelhos. Ele está em um ambiente externo, possivelmente em um evento ou manifestação, com pessoas ao fundoIsaias Dias (TITULAR)

Pessoa com deficiência devido a sequela de pólio. Ex-membro do Conselho Curador da EBC cassado em 2016 e vice-presidente do CONADE na gestão 2010/2011.

Estava no processo inicial da discussão da acessibilidade da Comunicação pública, bem como conteúdo da TV pública nos temas que envolviam as pessoas com deficiência quando houve a cassação do Conselho Curador pelo então governo de Michel Temer.

.

A imagem mostra a foto de Karem, uma mulher sorridente ao lado de um cão preto. Ela tem cabelo castanho escuro e usa um colar coloridoKarem Resende (SUPLENTE)

Pedagoga, mestre em Educação Profissional e Tecnológica, professora aposentada da Rede municipal de Educação de Blumenau, representante dos trabalhadores e trabalhadoras com deficiência da CUT Estadual SC e da ISP (Sintraseb), mulher Cega usuária de cão-guia.

.

.

.

______________________________________