Home Notícias Encontro de planejamento define calendário de ações do FNDC

Encontro de planejamento define calendário de ações do FNDC

Reunidos no último fim de semana de julho, dirigente do FNDC definiram calendário para execução das ações do Plano de Lutas 2023-2025

O encontro de planejamento realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho último reuniu a Coordenação Executiva e membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do FNDC. Com o objetivo de organizar e planejar a execução das ações previstas no Plano de Ação 2023-2025, aprovado na 24ª Plenária Nacional, a atividade definiu uma agenda de trabalho.

Dividido em três eixos, o Plano de Ação estabelece uma série de tarefas que vão desde o fortalecimento do FNDC e de suas instâncias até ações para a retomada de lutas históricas, como e elaboração de um novo projeto de regulação democrática das comunicações, inclusive das grandes plataformas de tecnologia. A partir dele, o encontro definiu como objetivos estratégicos do período organizar o fortalecer os comitês locais, defender a agenda construída do FNDC junto ao poder público e fortalecer as instituições públicas e comunitárias de comunicação. Cada grupo de ação terá suas tarefas específicas que serão executadas pelos grupos de trabalho.

Ficará a cargo da Coordenação Executiva criar grupos de trabalho para cada secretaria. Já o Conselho deliberativo promoverá formação e também se organizará em grupos de trabalho. Os comitês regionais, por sua vez, deverão estruturar seu funcionamento efetivo, eleger agendas locais de atuação a partir do Plano de Ação 2023-2025, levar a agenda da comunicação para os movimento sociais e outros espaços políticos, sempre reportando suas ações para divulgação nos meios do FNDC.

As ações foram agrupadas em cinco temas: concentração da mídia e da internet; liberdade de expressão, censura e democracia; privacidade, proteção de dados e informação; comunicação pública e comunicação comunitária e independente.

Entre as ações imediatas estão a defesa do caráter multissetorial do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) e da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), ressaltando a importância da transparência nas ações destes órgãos de participação popular. Ficou prevista a realização de um encontro específico para tratar desses temas, com participação do governo, representantes da academia e da sociedade civil. Dentro desse tema, a primeira atividade será a live “CGI.br em pauta”, nesta quinta-feira (10/8), às 19h, no YouTube.

Outra ação programada para execução até dezembro é a elaboração de um documento-base para as eleições municipais. A ideia é buscar o compromisso de candidatas e candidatos com a agenda do direito à comunicação realizar atividades nos estados e municípios com foco nas questões locais de comunicação 

Também na lista das prioridades está continuar cobrando do governo federal a reinstalação do Conselho Curador da EBC, espaço estratégico de participação social e afirmação do caráter público da empresa. Também seguirá junto à Secretaria de Comunicação Social (Secom) a busca de solução ao cadastramento de veículos da mídia independente para que esses possam receber verbas publicitárias conforme prevê a legislação.

A realização da 2ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) e a instalação do Conselho Nacional de Comunicação também são itens importantes da agenda. Previamente à reunião que tratará especificamente dessa ação, haverá uma avaliação da efetivação das propostas da 1ª Confecom. 

A avaliação geral dos participantes do encontro é positiva. O diagnóstico geral é de que o Fórum precisa recompor sua estrutura central, inclusive com uma nova sede, e sua capacidade financeira.