Home Notícias FNDC e Fale-Rio se unem para reivindicar II Confecom

FNDC e Fale-Rio se unem para reivindicar II Confecom

Entidades centrarão esforços para reivindicar ao ministro das Comunicações que convoque imediatamente a II Conferência Nacional de Comunicação (Confecom)

FNDC e Fale-Rio (Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação do Rio de Janeiro) centrarão esforços para reivindicar ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que convoque imediatamente a II Conferência Nacional de Comunicação (Confecom).

A agenda foi deliberada na última reunião promovida pela Fale-Rio, no dia 20/9, na sede da Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, que contou com a presença do coordenador geral do FNDC Admirson Medeiros (Greg). Na reunião, foi escolhida uma comissão para organizar uma grande Plenária da Fale-Rio, em novembro, que aprofunde a estratégia para a realização da conferência. A comissão foi composta por: Cláudia Santiago (NPC), Leonel Querino (Radialistas), Bruno Marinoni (Diracom), Beth Costa (Fenaj), Orlando Guilhon (Fale-Rio) e Verônica (Instituto IProsa).

A reunião teve a participação de representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio, do Sindicato dos Radialistas, do Núcleo Piratininga de Comunicação, do CRIAR Brasil, do Fórum Grita Baixada, do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações, do Instituto Telecom, da rádio Pop Goiaba, do Clube de Engenharia e da Central Única dos Trabalhadores estadual e nacional.

A I Confecom foi realizada em 2009 e além de ter suas propostas executadas, precisa ser atualizada. As entidades elegeram vários temas que devem ser debatidos na conferência, como inteligência artificial, inclusão digital das escolas públicas urbanas e rurais, regulação das grandes plataformas, combate às fake news, bens reversíveis, a participação do conteúdo nacional nas plataformas de streaming e a importância das rádios e TVs comunitárias, entre outros.

O debate destacou que, na área das comunicações, duas instituições/articulações têm um papel importante: o Fórum Nacional pela Democratização das Comunicação (FNDC) e a Coalizão Direitos na Rede. Juntas, representam mais de 200 entidades da sociedade civil. Ambas entregaram à equipe de Programa de Governo Lula dois documentos – “Carta-compromisso em defesa da Democracia e por uma Comunicação Democrática no Brasil” (FNDC) e “Compromisso com a Democracia e os Direitos Digitais” (Coalizão). Esses documentos podem ser inseridos no processo de debate da construção da 2ª Conferência Nacional de Comunicação. Também foram dados informes sobre a II Conferência Municipal de Comunicação de Niterói, iniciada em agosto de 2022 e concluída em março de 2023.