Home Notícias Participação social volta à EBC após nove anos

Participação social volta à EBC após nove anos

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Diário Oficial da União desta sexta (6/6/25) traz a nomeação dos membros do Comitê Editorial e de Programação. Na semana passada, a empresa anunciou a instalação do Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão para a próxima semana

Depois de nove longos anos sem qualquer representação da sociedade civil, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) finalmente começa a retomar esse dispositivo indispensável à comunicação pública. O governo federal nomeou, nesta sexta (6/6/25), os representantes do Comitê Editorial e de Programação (Comep) eleitos em 2024.

O Comep é formado por 16 membros, que terão mandato de dois anos e representam oito segmentos: emissoras públicas de rádio e televisão; audiovisual independente; veículos legislativos de comunicação; comunidade científica e tecnológica; entidades de defesa dos direitos de crianças e adolescentes; entidades da sociedade civil de defesa do direito à comunicação, cursos superiores de educação e empregados da EBC.

Pedro Rafael Vilela e Ivana Cláudia Leal de Souza, representantes das entidades da defesa do direito à comunicação, tiveram suas candidaturas apresentadas e apoiados pelo FNDC. “Parabenizamos nossos colegas e desejamos um ótimo mandato. O povo brasileiro merece uma comunicação pública plural, democrática e representativa, e nossa expectativa é de que o Comep contribua para isso significativamente”, afirma Rita Casaro, secretária de Comunicação do FNDC.

Outra boa notícia é o anúncio da instalação do Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (CPADI), marcada pela empresa para a próxima semana (11/6). O CPADI também tem representantes cuja candidatura foi apresentada pelo FNDC: Karem Resende e Isaías Dias, do segmento de pessoas com deficiência.

O coordenador-geral do FNDC, Admirson Ferro (Greg), também comemora o início do processo de retomada da participação social na EBC. “Desejamos que esses mandatos contribuam para o fortalecimento da comunicação pública. Resgatar o caráter público estabelecido na Constituição Brasileira para a estatal é o principal objetivo da mobilização iniciada ainda em 2023”.

Pedro Rafael Vilela
Ivana Cláudia Leal
Karem Resente
Isaías Dias