Portaria com a nomeação dos membros do Cpadi foi publicada pela EBC nesta segunda-feira.
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) publicou, nesta segunda-feira (16/12/24), a Portaria-Presidente nº 634. O documento oficializa a nomeação dos representantes titulares e suplentes do Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi).
Isaias Dias e Karem Resende, respectivamente titular e suplente, estão entre os nomeados. Eles compuseram a chapa indicada pelo FNDC para a eleição direta realizada no mês de novembro. O mandato é de três anos sem possibilidade de recondução. Outras entidades que compõem o FNDC, como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e o Intervozes também elegeram representantes para o colegiado.
O Cpadi é composto por 27 membros e 27 suplentes, sendo 11 da sociedade civil (um deles de entidade sindical de jornalistas), 11 membros do Comep e mais cinco representantes de emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), sendo um de cada região do país.
Para suprir os critérios de diversidade e representatividade, o comitê tem em sua composição 40% de mulheres, 40% de representações negras ou indígenas, uma pessoa com deficiência, um representante LGBTQUIA+, um representante de trabalhadores e um representante de cada macrorregião.
Entre as funções do Cpadi está o acompanhamento das diretrizes da programação veiculada pelas emissoras de comunicação pública operadas pela EBC no que tange à participação social, diversidade social, cultural, regional e étnica.
O comitê observará a pluralidade de ideias na abordagem dos fatos, na perspectiva da observância dos princípios de promoção da cultura nacional, pluralidade de fontes de conteúdo, estímulo à produção regional e à produção independente, além de suas finalidades educativas, artísticas, cultural, científica, informativa e promotora da cidadania.
>> Clique aqui para ver a composição do Cpadi
Comitê de Participação Social
Até o fechamento desta edição, a Presidência da República não havia definido data para a publicação da portaria que nomeará os componentes do Comitê de Participação Social (Comep). Os candidatos do FNDC, Pedro Rafael Vilela e Ivana Leal, foram os mais votados, ficando em primeiro lugar entre todos os segmentos e encabeçando a lista tríplice no segmento Entidades da Sociedade Civil de Defesa do Direito à Comunicação.