Home Notícias FNDC realizará encontro para definir prioridades e agenda de lutas

FNDC realizará encontro para definir prioridades e agenda de lutas

Stayed Bridge in Sao Paulo across the Pinheiros.

Gestão se reunirá em São Paulo, nos dias 28, 29 e 30/7, e por videoconferência. Palestra de abertura será de Laurindo Lalo Leal Filho, aberta à participação geral e transmitida pelo YouTube.

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realizará, nos dias 28, 29 e 30 de julho (sexta a domingo), o primeiro encontro de planejamento da gestão iniciada em março. Com participação presencial (no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo) e remota (por videoconferência), o evento reunirá os membros da Coordenação Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade. A conferência de abertura ficará a cargo do jornalista e sociólogo Laurindo Lalo Leal Filho e será aberta para o público em geral, inclusive com transmissão pelo YouTube.

A base do planejamento será o Plano de Lutas aprovado na última plenária do FNDC, realizada em março. “Temos lutas históricas, como a regulação dos meios eletrônicos (rádio, televisão), e, agora, também a regulação das plataformas digitais, que se impõe pelo poder de influência em todos os aspectos da nossa vida, inclusive com riscos à democracia. Ou seja, temos inúmeras tarefas urgentes e precisamos organizar nossa atuação, e esse encontro nos dará condições de planejar nossas lutas”, explica a jornalista Maria José Braga (Zequinha), secretária-geral do FNDC.

Para a jornalista, um dos desafios organizacionais do FNDC é fortalecer o comitês regionais para que a execução do planejamento seja o mais descentralizada possível. “O debate sobre a necessidade de regular democraticamente as comunicação precisa chegar em todos os cantos do Brasil”, defende. Zequinha também acredita que é preciso investir em projetos de educação para a mídia. “A sociedade precisa da atuação do FNDC”, conclui.

Admirson Ferro Junior (Greg), coordenador-geral do FNDC, considera que o planejamento é fundamental para colocar em prática o que foi definido na 24ª Plenária Nacional. Ele destaca a conjuntura altamente complexa, com um governo de essência progressista, mas que procura ampliar suas alianças a todo momento para garantir governabilidade diante de um parlamento altamente conservador. “Nesse contexto, a defesa da democracia, dos direitos sociais e de todas as pautas relacionadas à democratização da comunicação, como consta no nosso Plano de Lutas, é fundamental para nós”.

Conferência de abertura

A palestra do jornalista e sociólogo Laurindo Lalo Leal Filho será aberta ao público e terá transmissão pelo YouTube (Canal do FNDC). “Os eixos do nosso planejamento estão no Plano de Lutas, mas a análise do professor Lalo nos guiará na definição do que é prioritário. E por entender a relevância desse debate, decidimos abrir a conferência para o público em geral”, explica Zequinha.

Na pauta, temas como o cenário da comunicação no Brasil; insuficiência das políticas públicas; papel da mídia “tradicional”; influência das big techs e as ameaças de sua atuação desregulada para a democracia e, nesse contexto, a relevância do PL 2.630/2020, que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet (conhecido como o “PL das fake news”) e os desafios e o papel do FNDC e entidades filiadas.

Lalo foi professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e fez carreira profissional no telejornalismo. Ele tem vasta militância sindical e em defesa da democratização da comunicação. Atualmente, integra o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a coordenação do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Entre outras obras, é autor de “A Mídia Descontrolada – Episódios da luta contra o pensamento único” (Editora Barão de Itararé, 2019).


Serviço

Encontro de Planejamento do FNDC

Data: 28, 29 e 30 /7 (sexta, sábado e domingo)

Conferência de abertura: 28/7, às 19h

Presencial: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (R. Rego Freitas, 530. São Paulo-SP)

On-line: Canal do FNDC no YouTube