A Caravana do FNDC pelo Direito à Comunicação vai desembarcar em São Paulo, capital, no sábado 20 de junho! Será um momento de mobilização, articulações, debates e a Plenária do Comitê pela Democratização da Comunicação. Essa será a quarta parada da Caravana, que já passou por Porto Alegre-RS, Belém-PA e Recife-PE. O tema da Caravana será Jornalismo e Inteligência Artificial: Um avanço à soberania ou da precarização do trabalho? Os palestrantes convidados serão divulgados em breve.

Garanta sua participação! As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e devem ser feitas neste link: https://tinyurl.com/vewpaum2. Os participantes receberão certificado de horas complementares.

PROGRAMAÇÃO

17h – Acolhimento/Credenciamento.

17h30

Saudação inicial
Roda de diálogo: “Jornalismo e inteligência artificial: um avanço à soberania ou da precarização do trabalho?”
Larissa Gould – Jornalista, pesquisadora no Monitor de Debate Político do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (GPoPAI/USP). Coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Secretária de Finanças do FNDC.
⁠Ergon Cugler – Professor, pesquisador, cientista de dados e autor dos livros “IA Cracia: Como enfrentar a ditadura das Big Techs” e “O fim da realidade: Um mundo fora de nós”. Conselheiro da Presidência da República.
⁠✅ Alexandre D’Lou – radialista e diretor do SINRAD SP, trabalha na EBC. Possui especializações em Mídia, Informação e Cultura pelo CELACC/USP e Gestão de Consumo pelo SENAC-SP. Mestrando no PPGIS – UFSCAR. E como pesquisador está interessado na plataformização da cultura, gestão de audiências e dinâmicas de mercado do audiovisual.
⁠✅ Thiago Guimarães – Roteirista, videomaker e criador do canal @OraThiago no YouTube (cultura pop, cinema, TV, literatura e política por meio de vídeo-ensaios ricos em intertextualidade). Também está no Instagram, TikTok e Bluesky, onde dialoga com uma audiência diversa e engajada.

18h30

Plenária do FNDC/Frentex-SP – Soberania Digital e Democratização da Comunicação.
⁠✅ Tadeu Porto – Petroleiro. Secretário de Comunicação do FNDC. Secretário adjunto de Comunicação da CUT e diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro NF).
⁠⁠✅ Altamiro Borges – Jornalista. Presidente do Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé.
⁠⁠✅ Hector Batista – Conselheiro do Barão de Itararé, coordenador estadual do FNDC em São Paulo e diretor de comunicação da UJS SP.
⁠⁠✅ Letícia Cesarino – Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Antropologia pela Universidade da Califórnia em Berkeley (2013). Autora, entre outros livros, de Mundoao avesso: verdade e política na era digital (UBU, 2022).
⁠⁠✅ Felipe Boava

📍 Local: PUC Campus Consolação (Rua Marquês de Paranaguá, 111 – Consolação, São Paulo)